segunda-feira, 12 de maio de 2008

DIÁRIO DE CAMPANHA VII

12 DE MAIO DE 2008

LISBOA

10h - 11h Entrevista da Pedro Santana Lopes ao Radio Clube Português.

"Pedro Santana Lopes considera que Manuela Ferreira Leite devia abandonar a corrida à liderança do PSD.

O candidato disse esta manhã no Rádio Clube que é impensável que um candidato a líder admita que não votou PSD numa eleição nacional. Santana Lopes lembrou que, para ele, foi muito difícil votar em Carmona Rodrigues em Lisboa, mas votou, por causa da fidelidade ao PSD.

Pedro Santana Lopes lembrou que Pedro Passos Coelho deve primeiro gerir alguma coisa antes de tentar gerir o país e deixou um recado a Luís Felipe Menezes: antes de decidir quem apoia, é bom que veja quem apoia."

in: http://www.radioclube.clix.pt/


À tarde, reúne a Comissão Política da Candidatura de Pedro Santana Lopes agora contando também com a presença de Luís Cirilo, ex-Governador Civil de Braga, que trabalhará na direcção da campanha. Em agenda a reunião do Conselho Nacional do PSD, a realizar hoje à noite na Sede Nacional do Partido, e a programação da campanha para o resto da semana.
Pedro Santana Lopes decide não ir ao Conselho Nacional por considerar uma forma gentil de assegurar a igualdade, em respeito a outros candidatos – como Manuela Ferreira Leite e Pedro Passos Coelho - que não têm assento neste órgão do PSD. Em relação à agenda que está em cima da mesa, Pedro Santana Lopes considera que se tratam de questões processuais e regulamentares. Como candidato, é sua obrigação tratar de questões mais políticas e substanciais.


Novos apoios chegam à sede. Os TSD da Área Metropolitana de Lisboa anunciam em comunicado o seu apoio entusiasta à candidatura de Pedro Santana Lopes. «Considero que o dr Pedro Santana Lopes é o candidato a Presidente do PSD com mais sensibilidade social e humanista, identificando-se melhor com a matriz social-democrata. O seu programa e os princípios orientadores para todas as áreas de governação são objectivos que nos identificam e subscrevemos. O dr Santana Lopes está muito bem preparado, é líder parlamentar e encontra-se em melhores condições para presidir ao PSD e ganhar em 2009 ao eng. José Sócrates. Os TSD de Lisboa apoiam o dr Santana Lopes incondicionalmente para bem do PSD e de Portugal». Da Beira Alta, Fernando Andrade, Presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, é Mandatário Distrital pela Guarda.

Neste dia, tempo ainda a meio da tarde, para participar de uma reunião da direcção do seu escritório de advocacia. Amanhã à noite estará na secção A do PSD de Benfica.


Publicado por: Candidatura Pedro Santana Lopes

DIÁRIO DE CAMPANHA VI


11 DE MAIO DE 2008


LISBOA - LAMEGO - LISBOA


Nesta manhã de Domingo, o Jornal de Notícias trás declarações de Manuela Ferreira Leite sobre o seu sentido de voto nas Eleições Legislativas de 20 de Fevereiro de 2005. Questionada sobre a escolha que fez nas urnas, a candidata não respondeu «PSD» preferindo dizer que não falaria sobre este assunto. Ainda em casa, Pedro Santana Lopes recebe múltiplos telefonemas e mensagens de militantes que se dizem chocados com esta informação que será vista na Sede Nacional, juntamente com a análise da imprensa do dia.


Depois de almoçar com a Família, Pedro Santana Lopes faz-se à estrada com a comitiva da campanha, a caminho de Lamego. Espera-o casa cheia no Parque Hotel, junto ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, para nova sessão se esclarecimento. A enchente da sala obriga a uma ampliação logística de última hora o que contraria as notícias que anunciavam uma adesão maioritária a outras candidaturas nesta região.

Como mandatário local Pedro Santana Lopes conta com Fernando de Sousa, Vice-Presidente da Concelhia de Lamego, mas quem usou da palavra para apresentar o orador foi o anfitrião Deputado Melchior Moreira, Presidente da Concelhia que não declarou a opção de dia 31. O Deputado enfatizou as qualidades pessoais e políticas de Pedro Santana Lopes afirmando: «é um grande homem, um grande político e sentimo-nos muito honrados por o ter aqui». Presentes também na sessão, o Presidente da Distrital de Viseu, José Cesário, e o Presidente da Câmara de Mangualde, António Soares Marques. De assinalar o apoio de Pedro Ruas, Mandatário Distrital da Juventude, sobrinho de Fernando Ruas Presidente da ANMP, apoiante de outra candidatura. Mais um caso em que se vê que são as novas gerações quem acompanha Pedro Santana Lopes.


O candidato desenvolveu os temas do seu Manifesto Eleitoral sobretudo no que toca às questões económicas que penalizam a interioridade. Referiu a importância do investimento nestas regiões, a imperiosa harmonização fiscal no espaço ibérico e o problemático encerramento de serviços que se sente particularmente naquela zona pelo que foi muito aplaudido.

Antes de voltar para Lisboa, tempo para jantar com militantes a convite da Concelhia de Lamego. Quatrocentos quilómetros depois, escreveu a crónica que iria para o ar, horas depois, às 8.40h e, ainda, oportunidade para assistir na Cerimónia dos Globos de Ouro da SIC aquilo a que chamou a «justa distinção» a Eunice Muñoz.

Publicado por: Candidatura Pedro Santana Lopes