terça-feira, 20 de maio de 2008

Diário de Campanha XIII


























19/05/2008

LISBOA - VAGOS - MEALHADA - LISBOA

Esta semana há debate no Plenário com o Primeiro-Ministro pelo que Pedro Santana Lopes orienta os trabalhos parlamentares que se vão suceder, de manhã cedo. A imprensa do dia trás, em destaque, a notícia de um voto, o de Domingos Duarte Lima, em Pedro Passos Coelho. Um destaque que nunca deu ao apoio manifestado por Alberto João Jardim a Pedro Santana Lopes, sabendo-se o que cada um destes militantes pesa no PSD. O candidato não comenta. Nem o fará durante as intervenções do dia em Vagos e na Mealhada. Tal como disse na véspera, em Torres Vedras, «há equívocos que persistem no PSD. A minha candidatura tem o sentido da clarificação».

A tarde divide-se entre o trabalho na sede da campanha, em Lisboa, e a viagem para Vagos onde a sede da concelhia se enche para ouvir o candidato numa sessão de esclarecimento. De ali Pedro Santana Lopes parte para a Mealhada. Aqui o debate com os apoiantes se faz à volta de uma mesa de restaurante. Regresso a Lisboa.
Amanhã o candidato dá uma entrevista à SIC Notícias, às 23 horas partindo depois para uma sessão de esclarecimento em Oeiras, no Auditório da Biblioteca Municipal.

Juventude com Santana, de Norte a Sul

.




Pedro Santana Lopes soma apoios de vulto junto da juventude. Nos últimos dias vários jovens, quadros de valor, manifestam apoio à candidatura. Neste grupo, destaque para 3 presidentes de distritais da JSD, o deputado mais jovem do PSD no Parlamento, para presidentes ou membros de associações académicas, vereadores, presidentes de concelhias, conselheiros nacionais, entre tantos outros. Aqui se lê a, "Juventude Objectivo: Portugal",


- André Almeida, Deputado mais Jovem do PSD no Parlamento
- Bruno Barracosa, Presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico
- José Arieiro, Presidente da Distrital de Viana do Castelo da JSD
- Carlos Reis, Presidente da Distrital de Braga da JSD
- Fábio Bota, Presidente da Distrital de Faro da JSD
- Ricardo Bessa, Presidente da JSD da Concelhia de Vila Nova de Gaia

-Miguel Corte Real,1º Vice Presidente da Distrital do Porto da JSD

- Bernardo Maria, Presidente da JSD de Oeiras
- Susana Santos, Presidente da JSD de Algés
- Jorge Garcez, Presidente da JSD do Fundão

- Joaquim Alves, Presidente da JSD da Sertã

- Bruno Lage, Presidente do Conselho Distrital da JSD/Algarve e da JSD de Faro
- Filipe Almeida, Presidente da JSD de Lagos

- Vitor Soares, Presidente da JSD de Arouca

- Sofia Minhalma, Presidente da JSD de Tavira

- José Rocha, Presidente da JSD de Castelo de Paiva

- Vera Corvo, Presidente da JSD de Vila Real de Santo António
- António Maia, Presidente da JSD de Ourém

- Rita Lopes, Secretária Geral da JSD de Leiria
- Pedro Matos, Presidente da Concelhia do PSD do Crato
- Maria Isabel Nunes, Presidente da Mesa do Plenário da JSD da Guarda

- Pedro Ruas, Presidente de Mesa das JSD de Viseu e Conselheiro Nacional
- Bruno Martinho, Vice Presidente da JSD de Torres Vedras

- Diogo Agostinho, Vice Presidente da JSD da Secção B de Lisboa

- João Saracho, Presidente da JSD da SOP

- André Coroa, Conselheiro Nacional da JSD

- Carlos Franco, Vereador na Câmara Municipal de Águeda, Conselheiro Nacional

- Jorge Ribeiro, Presidente do Núcleo JSD de Santa Maria da Feira

- Mariana Costa, Vice Presidente da JSD da SOP

- Tiago Escada, Vice Presidente da JSD de Viseu

- Samuel Loução, Comissão Política da JSD de Setúbal

- Daniel Carvalho, Comissão Política da JSD de Setúbal

- Adriana Neves, Vice Presidente da JSD de Vila Real

- António Freire, empresário e militante da JSD de Beja




Diário de Campanha XIII


18/05/2008

LISBOA - TORRES VEDRAS - LISBOA

No Domingo, em Lisboa, finalmente oportunidade para o candidato almoçar com a Família. A sede da campanha espera-o depois para reuniões de acerto de listas e planificação da campanha. A imprensa não destaca o número de apoios e de audiências crescentes no terreno nem dá a mesma antena a Pedro Santana Lopes do que a Passos Coelho e Ferreira Leite. Há que encontrar novas formas de comunicar com os militantes uma vez que o candidato não pode chegar a todo o País nas duas semanas que faltam para o escurtínio. O trabalho prolonga-se e Pedro Santana Lopes não consegue assistir à Final da Taça de Portugal no Jamor, como tinha previsto. Chegará aos 80' de jogo, a tempo dos bons resultados do seu Clube. Assim será com as Directas.

Parte depois para Torres Vedras onde janta com militantes, entre os quais dois ex-mandatários de Patinha Antão que decidiram passar a apoiar Pedro Santana Lopes. Nem todos os que quiseram participar na sessão de esclarecimento couberam na sede do PSD de Torres. Pedro Santana Lopes é apresentado como uma referência para os militantes: «No PSD temos apenas três: Sá Carneiro, o clarificador, o melhor de todos nós; Cavaco Silva, por ser um fazedor de obras e por ter feito Portugal acreditar que podia melhorar; e Pedro Santana Lopes que reúne as características dos dois: tem a coragem do primeiro e a capacidade de fazer obra e de mobilização do segundo».

O candidato afirma que se candidatou em nome da clarificação mas que, atendendo à últimas notícias, há equívocos que se mantém no PSD. «Há gente que faz opções em pensar em vencer 2009. Já em 2005 tivemos pessoas a fazer o jogo de Jorge Sampaio. Até José Sócrates era prudente em relação à dissolução da A.R. Também hoje há pessoas que são mais solidárias com pessoas de fora do PSD. Nunca os ouvi dizer que Sócrates não tem credibilidade apesar de tudo o que prometeu antes das eleições e o que fez depois de as ganhar. Se vamos escolher em 31 de Maio temos de o fazer resolvendo estes equívocos».

Nas perguntas, há quem recupere a expressão «desforra contra Sócrates», que ontem veio no Expresso, para identificar as motivações de Pedro Santana Lopes. O candidato esclarece: «Não tenho desforra nenhuma com Sócrates. Ele nunca me fez mal nenhum. Desforra têm os que nunca ganharam nada e precisam de uma fesforra sobre eles próprios».